sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Produções teatrais

Produção Original da Broadway - 1959


A produção original começou em 21 de maio de 1959 no Teatro da Broadway (The Broadway Theater), mudou-se para o Teatro Imperial (Imperial Theater), e correu por 702 apresentações depois de 2 previews. Produzido por David Merrick foi estrelado por Ethel Merman, Jack Klugman, Maria Karnilova, e Sandra Church como personagem-título da produção. Direção e coreografia foram por Jerome Robbins, que teve seu trabalho referido como um dos mais influentes de um musical no teatro americano pelo crítico Fran Rich. A produção original recebeu oito indicações ao Tony Awards, incluindo melhor musical, melhor atriz musical,  melhor ator coadjuvante, melhor atriz coadjuvante, melhor cenário, mas não ganhou nenhum.

Adaptação em Londres- 1973 / Revival da Broadway - 1974    

Produzido por Edgar LansburyGypsy começou no West End, em Londres, em 29 de maio de 1973, no Teatro Piccadilly (Piccadilly Theatre) e realizou 300 apresentações. O diretor foi Arthur Laurents, e a coreografia foi reproduzida por Robert Tucker. Foi estrelado por Angela Lansbury como RoseZan Charisse como LouiseBarry Ingham como HerbieDebbie Bowen como June, e Bonnie Langford como Baby June. Em 23 de setembro de 1974, a mesma produção abriu no Broadway's Winter Garden Theater por uma temporada limitada de 120 apresentações, após 4 previews. Os atores eram quase os mesmos de Nova Iorque, mas Rex Robbins era HerbieMaureen Moore fez June, e Mary Louise Wilson foi Tessie TuraLansbury recebeu seu terceiro Tony por Melhor Atriz em Musical.


Broadway Revival - 1989


Começou em 16 de novembro de 1989, no Teatro St James (St. James Theater), mudou-se para o Teatro Marquis (Marquis Theater), e percorreu por 476 performances após 23 previews. Laurents foi responsável pela direção novamente. Tyne Daly deu vida a Rose (posteriormente substituída por Linda Lavin), com Jonathan Hadary (posteriormente substituído por Jamie Ross) e Crista Moore. Essa montagem ganhou Drama Desk Award for Outstanding Revival¹.


Paper Mill Playhouse - 1998


Houve rumores de que a produção de 1998 com Betty Buckley e Deborah Gibson no Paper Mill Playhouse de Millburn, Nova Jersey, seria vinculada a Broadway, mas a produção não se materializou.


Broadway Revival - 2003

O revival tem início em 1 de maio de 2003, no Teatro Shubert e encerrado em 30 de maio de 2004, depois de 451 apresentações e 33  previews. Foi dirigido por Sam Mendes, com coreografia original de Jerome Robbins e coreografia adicional por Jerry Mitchell. Bernadette Peters estrelou como Rose, com Tammy Blanchard (Louise / Gypsy), Dossett John (Herbie), Kate Reinders (Dainty June) e Burtka David (Tulsa) co-estrelando.

O crítico do New York Times, Ben Brantley, escreveu que a performance de Peters foi a primeira "a quebrar o molde do Merman". Essa produção tornou-se controversa quando Peters perdeu performances por causa de uma doença. A produção estava prevista para recuperar um pouco mais da metade do investimento a 8 milhões de dólares. Este revival foi nomeado para quatro Tony Awards, incluindo Melhor Revival de um Musical e Melhor Atriz para Peters.



Ravinia Festival (Chicago) - 2006

De 11 a 13 de agosto de 2006, Patti LuPone interpretou Rose no Chicago's Ravinia Festival.


Encores! City Center (New York) - 2007

Gypsy foi apresentado pelos Encores! de 9 a 29 de julho de 2007, com Patti LuPone novamente sendo Rose, e direção de Arthur Laurents. O elenco principal incluia Laura Benanti no papel principal de "Gypsy/Louise", com Boyd Gaines como Herbie, Leigh Ann Larkin como Dainty June, Alison Fraser como Tessie Tura, Nancy Opel como Mazeppa/Miss Cratchitt, e Marilyn Caskey como Electra.



Turnê Norte-Americana - 2007/2008

Gypsy foi apresentada pela Phoenix Entertainment com Kathy Halenda estrelando como Rose e Missy Dowse como Louise. A produção e direção ficaram por conta de Sam Viverto e assistência de Aja Kane. O elenco principal incluia Ruby Lewis como June, Rachel Abrams como Mazeppa, Loriann Freda como Tessie Tura, Nick Hamel como Herbie, e Maria Egler como Electra. Baby Louise foi Kristina Lachaga, e Baby June era Claire Norden. A turnê terminou em maio de 2008.


Broadway Revival - 2008

Esse revival foi feito pela Encores! produções no St. James Theater, na Broadway . As previews começaram em 3 de março de 2008, com abertura oficial em 27 de março. A produção fechou em 11 de janeiro de 2009, após 223 performances e 27 previews. Patti LuPone (Rose), Boyd Gaines (Herbie), Laura Benanti (Louise) e Leigh Ann Larkin (Dainty June) representaram seus papéis, com Arthur Laurents novamente na direção e Bonnie Walker reproduzindo a coreografia original de Jerome Robbins. Eles se juntaram a Tony Yazbeck como Tulsa, Marilyn Caskey como Electra, Alison Fraser como Tessie, e Lenora Nemetz como Mazeppa com Sami Gayle como Baby June e Emma Rowley como Baby Louise. O set projetado por James Youmans, figurino por Martin Pakledinaz e iluminação por Howell Binkley.

Esta produção ganhou três prémios Tony e três Drama Desk Awards, em cada caso, para as representações por LuPone, Gaines e Benanti. Também foi nomeada para Melhor Revival de um Musical e Melhor Direção (por Laurents). O show foi originalmente destinado a fechar em março de 2009 sobre o desempenho final de LuPone, mas foi fechado em janeiro, devido à diminuição das vendas de ingressos. Como a produção de 2003, este revival também fechou com prejuízo. 


¹ O Drama Desk Award for Outstanding Revival é apresentado pelo Drama Desk, uma comissão de Nova York críticos da cidade de teatro, escritores e editores. Ele honra a Broadway, off-Broadway, off-off-Broadway, legítimos ou não-para-revival lucro teatro de uma produção já encenada em Nova York.

Nenhum comentário:

Postar um comentário