sábado, 27 de fevereiro de 2010

[IMPRENSA] GYPSY: O Musical em Nova York e como será o daqui

Patti LuPone é um arraso, como mostra a foto, com sua performance arrebatadora em 'Gypsy'. O revival do musical de Arthur Laurents é um dos hits da Broadway este ano. Durante as férias, fui conferir os motivos, já que não vai demorar muito para vermos uma montagem brasileira, dirigida por Claudio Botelho e Charles Möeller. 
Por sugestão do próprio Claudio resolvi assistir à montagem atual, em Nova Iorque. Com música de Jule Styne e letras de Sondheim, o espetáculo tem como personagem principal Rose, uma agressiva mãe que sonha levar a filha ao estrelato. A personagem é real, foi mãe da stripper Gypsy Rose Lee. A história já foi filme com Bette Midler e enfileira clássicos como 'Some People'. 'Rose's Turn', que embala o número final, é incendiária: LuPone - a eterna Evita - prova por que é uma diva: está visceral, entregue, fenomenal. O segunto ato é bem melhor que o primeiro. Confesso: não gosto das apresentações iniciais do show de talentos infantil. Até onde sei, temos os nomes das nossas protagonistas confirmadíssimos: caberá a ótima Totia Meirelles o papel de Mama Rose e a Adriana Garambone o de Gipsy Rose Lee, que na vida real se tornou uma das mais famosas referências em strip-tease nos Estados Unidos. 


A peça é baseada numa biografia da stripper e centrada no relacionamento entre Gipsy (que morreu em 1970) e sua mãe, que massacra a filha a vida inteira, querendo que ela se torne uma estrela. Não há gratuidade em cena, nem nudez, só insinuações. Confesso que, ao assistir ao musical na Broadway e pensar em quem poderia defendê-lo aqui, imaginei Soraya Ravenle no papel da mãe. Lembrei de Totia ao ver 'Mamma Mia', achei que seria a escolha ideal para viver a protagonista do musical com canções do Abba, caso um dia o tivéssemos aqui - tudo bem, eu sei que não dá pra traduzir os hits do Abba. No fim das contas, tanto faz, Totia é capaz de defender brilhantemente qualquer um dos excelentes papéis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário