terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Quem foi Gypsy Rose Lee?

As Memórias de Gypsy Rose Lee - livro

Nascida em oito de janeiro de 1911, Gypsy Rose Lee foi uma artista do burlesco norte-americana, famosa por seu número de strip-tease. Ela também foi atriz em Hollywood, autora e dramaturga, e seu livro de memórias de 1957 foi transformado no musical Gypsy e em filme.

"Ela é tida por muitos como a Madonna do seu tempo", disse Charles. "Era uma pessoa que se auto-inventava o tempo inteiro. Nunca ninguém soube direito qual era a verdadeira história dela. Por isso a peça tinha o subtítulo, tirado depois, de 'fábula musical'", explicou. "Antes dela, o mito do pato feio que se transforma em cisne não havia sido retratado com tanta profundidade. E isso é algo que motiva o cinema até hoje. Hollywood faz isso sempre: a história da redenção. É um mito americano. A Gypsy consegue estabelecer na sua peça e no seu livro, o mito americano. Ela popularizou o sonho americano", completa.

Mama Rose e suas duas filhas, Gypsy Rose e June

"A Rose (Mama Rose) tinha obsessão pelo show business. Sua mãe fazia chapéus e era camareira de companhias de teatro e seu pai era pianista. Ela nasceu praticamente dentro do teatro, mas seu pai não queria aquela vida para ela, então a internou em um convento. Mas como ela era obcecada, fugiu de lá e se casou com um repórter de jornal. Com ele teve duas filhas: Louise e June, as quais desejou que se tornassem estrelas. Ela investiu pesado nessa formação: as meninas nunca aprenderam outra coisa a não ser teatro, dança e canto", contou Charles.

Mama Rose, que já foi interpretada por divas da Broadway como Patti LuPone e Bernardette Peters e atrizes do cinema e teatro, como Bette Midler, Angela Lansbury e Rosalind Russel, será interpretada por Totia Meireles. Já Gypsy Rose Lee será vivida por Adriana Garambone, enquanto sua irmã June, por Renata Ricci.

Nenhum comentário:

Postar um comentário